terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vidic não joga mais pela Sérvia

O zagueiro sérvio Vidic, do Manchester United, anunciou nesta segunda-feira que não defenderá mais a seleção da Sérvia. Ele se junta ao meio-campo Stankovic, que tomou a mesma decisão motivado pela eliminação da equipe nas eliminatórias à Eurocopa de 2012.
- Agradeço à torcida e aos técnicos e torcedores com quem trabalhei nestes últimos dez anos. A partir de agora, sou um torcedor especial. Acho que é o momento certo de sair e dar espaço aos mais jovens. Foi muito bom defender a Sérvia e desejo a todos o melhor para o futuro - comentou o jogador em declarações publicadas no site dos Red Devils.
Vidic, de 30 anos, jogou 56 vezes por seu país e marcou dois gols. Sua primeira partida foi em 12 de outubro de 2002, nas eliminatórias para a Eurocopa de 2004.
O zagueiro foi revelado no Estrela Vermelha, de seu país, e defendeu o Spartak Moscou antes de chegar ao Manchester United, em janeiro de 2006.
A federação sérvia de futebol também se manifestou após o anúncio por meio de um comunicado em seu site oficial.
- Queremos agradecer a Vidic por tudo o que fez até hoje para o futebol sérvio. Seu comportamento, compromisso e atitude na seleção merecem elogios e um lugar especial na história deste esporte em nosso país - destacou a entidade, que disse ainda que as portas não estão fechadas para o jogador caso ele queira retornar.
A Sérvia acabou em terceiro lugar no Grupo C das eliminatórias, com 15 pontos - um atrás da Estônia, que disputará a repescagem. A Itália, com 26, garantiu a vaga direta

Neymar e Dani Alves na luta pela bola de ouro

Neymar, do Santos, e Daniel Alves, do Barcelona, são os brasileiros que disputarão o prêmio de melhor do mundo na temporada 2011. A revista "France Football” e a Fifa divulgaram, nesta terça-feira, a lista com os 23 jogadores que disputarão o prêmio. O resultado sairá no dia 5 de dezembro, com a solenidade de entrega dos troféus acontecendo em 9 de janeiro, no Palácio de Congressos, em Zurique (Suíça).
Com sete representantes, a atual campeã mundial, Espanha, domina a relação de indicados. Entre clubes, também predomínio espanhol, com mais da metade dos concorrentes: 13, sendo oito do Barcelona e cinco do Real Madrid.
O segundo país com mais atletas é a Alemanha (três), seguida de Argentina, Portugal, Uruguai, França e Brasil (Neymar é o único que não joga em uma liga europeia). Com um postulante cada, Inglaterra, Holanda e Camarões também marcam presença.

Criado pela Fifa em 1991, o prêmio de melhor jogador do mundo teve 14 vencedores até hoje, sendo os recordistas Ronaldo (1996/97/2002) e Zidane (1998/2000/03). Com duas inidicações, Lionel Messi pode se juntar este ano à dupla de astros. Caso conquiste o tri, o craque argentino entrará para a história como o primeiro a levar a Bola de Ouro três vezes consecutivamente.

Além do Fenômeno, outros quatro brasileiros conquistaram o prêmio: Ronaldinho Gaúcho (2004/05), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007). Completando a lista de 'melhores do mundo', vêm o alemão Lothar Matthäus (vencedor da primeira edição), o holandês Marco Van Basten (1992), o italiano Roberto Baggio (1993), o liberiano George Weah (1995), o português Luis Figo (2001), o italiano Fabio Cannavaro (2006) e o português Cristiano Ronaldo (2008).

Confira a lista final dos concorrentes à Bola de Ouro

Andres Iniesta (Espanha, FC Barcelona)
Cesc Fábregas (Espanha, FC Barcelona)
David Villa (Espanha, FC Barcelona)
Gerard Piqué (Espanha, FC Barcelona)
Iker Casillas (Espanha, Real Madrid)
Xabi Alonso (Espanha, Real Madrid),
Xavi Hernandez (Espanha, FC Barcelona)
Bastian Schweinsteiger (Alemanha, Bayern de Munique)
Mesut Özil (Alemanha, Real Madrid)
Thomas Müller (Alemanha, Bayern de Munique)
Lionel Messi (Argentina, FC Barcelona)
Sergio Agüero (Argentina, Manchester City)
Daniel Alves (Brasil, FC Barcelona)
Neymar (Brasil, Santos)
Eric Abidal (França, FC Barcelona)
Karim Benzema (França, Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid)
Nani (Portugal, Manchester United)
Diego Forlán (Uruguai, Inter de Milán)
Luis Suárez (Uruguai, Liverpool)
Samuel Eto'o (Camarões, Anji Makachkala)
Wesley Sneijder (Holanda, Inter de Milán)
Wayne Rooney (Inglaterra, Manchester United)